Histórico e Organização

O Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de São José dos Campos foi concebido a partir de um conjunto de ações que permitiram envolver e aproximar as empresas deste segmento. Esse conjunto de ações foi desenvolvido pelo PARQUE TECNOLOGICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS e fomentado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Para avaliar o cenário corrente, foram convidadas várias empresas provedoras de produtos e serviços de TIC a participarem da Oficina de Planejamento Participativo (OPP), realizada em duas sessões, com a primeira em 13 de maio de 2011 e a segunda em 7 de outubro de 2011, visando obter um diagnóstico de potencialidades de dificuldades mercadológicas, tecnológicas e governamentais relacionadas à sedimentação e melhoria das empresas participantes.

Durante as sessões da OPP as atividades realizadas permitiram às empresas participantes identificar os objetivos gerais, os problemas correntes, os objetivos específicos para eliminar as ameaças e as várias macros-ações propostas para superar essas ameaças.

O acompanhamento das macros-ações é feito através de reuniões mensais, onde são apresentados os avanços e definidos revisões da estratégia para a contínua estruturação do APL de TIC, tendo como papel moderador a apresentação por parte de empresas que demandam TIC quanto aos seus principais desafios em manter TIC aderente aos objetivos de negócios e direcionada segundo o foco estratégico definido.

Para endereçar alguns pontos considerados estratégicos, foram formados comitês do APL de TIC que visam o monitoramento e avaliação dos temas importantes para o seu fortalecimento, com os seguintes responsáveis:

COMITÊ ECONÔMICO FINANCEIRO E GESTÃO
- Dualsys Representação e Comércio de Informática Ltda;
- Assessoria a Consultoria Simionato & Cia Ltda (Reinvent).

COMITÊ TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
- Epsoft Sistemas Ltda;
- Opentech Sistemas Eletrônicos Ltda ME.

COMITÊ MERCADO E DIVULGAÇÃO
- Cruz & Ferreira – Edição de Textos Ltda – ME;
- DM4 Brasil Digital Marketing Ltda.

COMITÊ CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO
- Designa Soluções em TI Ltda ME;
- Westbr Tecnologia em Negócios e Sistemas Ltda (Uptiva IT).

Assim, em novembro de 2011, estruturou-se o APL de TIC, denominado Cluster TIC Vale de São José dos Campos e região, que tem como foco:

1. Entendimento da forma de gerar valor percebido para o cliente;
2. Implantação de melhores práticas em gestão administrativa e de pessoas para sustentar o crescimento das empresas;
3. Prover um ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico e de processo contínuo, alinhando às praticas de mercado;
4. Propiciar uma continua capacitação para a gestão de produtos e serviços reconhecidos como soluções de classe mundial;
5. Desenvolver a capacidade competitiva do provedor de serviços e produtos de TI, como foco na qualidade, competitividades oferecidas nos produtos e serviços a serem entregues aos clientes.

As atividades para o desenvolvimento e fortalecimento do Cluster TIC Vale utilizam a infraestrutura do Parque Tecnológico de São José dos Campos, que propicia sinergia profissional, ganhos em escala, uso compartilhado de equipamentos e oportunidades de negócios através de parceria com empresas, institutos de pesquisa e entidades de ensino e capacitação presentes na estrutura do Parque.

A Governança do Cluster TIC Vale conta com as seguintes entidades:

- Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos;
- PARQUE TECNOLOGICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS;
- Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP;
- ERICSSON Telecomunicações S. A.;
- ETEP Faculdades;
- Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA;
- Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP;
- Parque Tecnológico de São José dos Campos;
- Prefeitura Municipal de São José dos Campos;
- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo – SEBRAE-SP;
- Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;

Atualmente, o Sr. Marcelo Nunes da Silva é coordenador do Cluster TICVALE.